Chega dia 31 de Outubro. No Brasil, alguns “gatos pingados” insistem em sair pela noite e pedir doce. Outros, fazem uma maratona de filme de terror. Afinal é dia das bruxas, e esse dia deve ser comemorado de qualquer forma!
Mas espera um pouco! Você está no Brasil ou esqueceu? E você sabia que é nesse dia que se comemora o Dia do Saci?
Pode até parecer patriotismo, mas como pode ser tão fácil os brasileiros adotarem um costume que não tem nada a ver com o Brasil? É a mesma coisa de chegar o natal, e querer ascender a lareira. Ninguém em sã consciência teria uma lareira em casa com o clima do Brasil. Tropical por natureza, a família iria torrar numa temperatura de 40º. Mas voltemos ao “Halloween”.
Tudo bem que a cultura norte-americana está fortemente ligada a muitos costumes do Brasil e no mundo. Mas está ai uma data que ninguém sabe realmente o significado. Então, com a palavra, a história do dia das bruxas.
Primeiro, o halloween não tinha relações com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro, e marcava o fim do verão. Portanto era uma data sagrada, já que era considerado como um novo ano para os celtas. Homenagens ao mundo material, dos mortos e deuses eram realizadas. Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa. Outra hipótese seria: “era uma vez a Igreja Católica que considerava a festa Samhain pagã. A Igreja institui restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve”.
Ok! E as bruxas estavam voando por onde nesse tempo?
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média. Lembra das perseguições, inquisição e muita queimação, considerada um Santo Ofício? Pois é, essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica.
Complicado? Mais confuso é tentar entender o que isso tem a ver com o Brasil. E você achava que vestir fantasia e pedir doces era cultura? Então por que não tentamos nos vestir de saci. Aquele perneta negro que estudamos na infância. Todo mundo lembra dele, mas ninguém sabe que no dia das bruxas, o saci também tem dia de festas. Existem cidades que comemoram o dia, escolas e associações. Mas que ainda assim, o Halloween é predominante, ninguém pode negar.
E você, ainda vai continuar a pedir gostosuras ou travessuras?
2 comentários:
atualiza!
atualiza!
hehehee
Boa a sacada sobre o Hallowenn!
Mas ...
poderia ter postado links e optado por ser mais sintética ... é chato, mas precisamos adequar nosso texto a mídia ...
Postar um comentário