15 Minutos de Fama na Internet
Você está sozinho em casa sem nada para fazer. Olha para sua câmara digital e pensa “vou gravar algo sobre esse tédio”. Não demora mais que dez minutos, e posta na internet. Pronto! O vídeo sem edição, em alguns dias torna-se o grande barato do site. O site em questão, é o YouTube, templo de sucessos instantâneos. Criado em janeiro de 2005, o site possui mais de 50% desse mercado, e mais de 65 mil vídeos postados por dia.
O sucesso se dá a facilidade de participação. Qualquer um pode fazer o upload de um vídeo. Basta ter o arquivo no formato digital e seguir os passos indicados por cada serviço. Como no Orkut, o usuário se cadastra e cria um perfil no qual irá hospedar os seus vídeos, adicionar amigos, indicar favoritos, etc. Graças ao boca-a-boca e a um empurrãozinho inicial do serviço, que estampa em sua homepage os vídeos mais recentes e também os mais assistidos, todo usuário pode um dia ter os seus cinco minutos (ou bem mais ) de fama. Basta lembrar da vovó no vídeo “Tapa na Pantera”, que virou febre nacional e motivos para se criar até mesmo paródias.
Tapa na Pantera é um curta-metragem de ficção criado em 2006, e foi colocado na internet sem a permissão dos autores (algo que devem agradecer até hoje). Em menos de uma semana, foi assistido por cerca de 235 mil internautas. O sucesso? A atriz Maria Alice Vergueiro interpreta uma idosa usuária de maconha sendo entrevistada. “Fumo cachimbo porque o que faz mal não é a droga em si, e sim o papel”, uma das grandes declarações da vovó. A linguagem do vídeo até virou moda entre grupos ao dizer que fumar maconha é como dar um tapa na pantera - “o animal se encontra quieto e de repente desperta”.
Graças ao sucesso rápido, os criadores logo investiram em outros “vídeos viral” – que se propagam que nem vírus. Concorreram no Festival de Gramado, e continuam na memória dos navegadores.
Agora como algo tão simples, pode trazer um retorno melhor do que esperado? Como apenas uma brincadeira entre amigos, pode te apresentar como um grande herói, ou até mesmo o maior palhaço virtual? O fato da agilidade de sites desse gênero, propagar imagens de tudo e sobre tudo, acaba chamando a atenção de todos os gostos. O novo hit de sucesso muda a cada minuto, e os vídeos tornam-se mais criativos. Talvez seja por isso que chame tanta atenção, já que o espirito do que é divulgado, é renovado a cada postagem.
E o que dizer das bandas que se aproveitam para lançar tal música e clipe? Talvez quem possa responder, é Cristiane Nicolotti, a mais nova mania do site. Seu clipe é uma única tomada de si mesma cantando um hino “gospel” de um verso só. Ela é acompanhada por um coral e até por um duble de Bob Dylan. Em menos de duas semanas de vida virtual, o vídeo acumulou mais de 700 mil acessos. O sucesso desse? Bem, a letra da música é um pouco fora do comum “Vai toma no C.”, é a frase que segue toda a música. “A repercussão mostra que tá todo mundo de saco cheio”, diz a nova estrela. Afinal, vontade não falta para cantar a música em alto e bom som para seu chefe sacana.
Os vídeos febres ajudam (e muito), na divulgação de talentos, como das atrizes do Tapa na pantera, e Vai Toma no C., que graças ao seu sucesso, suas agendas vivem lotadas de apresentações. Mas passam longe de ser alegria para todos. Diga-se a modelo-apresentadora Daniela Cicareli. Alguém aqui já teve vontade de conhecer a famosa praia “deserta”, em que ela descobre as águas profundas com o namorado?
Ironia a parte, façanha não é se destacar em meio a tanto material, mas sim dar continuidade e ser personagem principal de uma cultura que tende a crescer a cada milésimo de segundo.
Vídeos que você não pode deixar de ver
· Tapa na Pantera
· Vai toma no C.
· As árvores somos nozes
· Real life Simpsons
· Menina do Bambu
· O iluminado redux
· One night in Paris
· Sanduíche
· "Star Wars Kid"
· Numa Numa
· Comercial da John West
Tem até concurso
“2006 foi pioneiro em vídeos online, conteúdo criado pelo próprio usuário e comunidade YouTube. Você deixou nós entrarmos em seus quartos, criamos novas formas de entretenimento, e radicalizamos a cultura popular. Agora é hora de refletirmos sobre o maravilhoso ano e identificarmos o melhor neste primeiro YouTube Vídeo Awards.” descreve o prêmio criado no fim de 2006 pelo YouTube.
O Oscar do site dividiu todo seu conteúdo em sete categorias, como criatividade, série e humor, e indicaram para votação vídeos independentes e com copyright livre.
Seguindo o sucesso, concursos de “melhores bandas independentes”, os mais criativos e outros, continuam a turbinar o ingresso de usuários na busca por seu espaço.
Um comentário:
Legal! dá pra fazer tua pauta de novas m´dias sobre isso!!
Postar um comentário